A Prefeitura realizou na manhã desta quarta-feira (9) uma ação intersecretarial na região da Praça da Sé para atender as pessoas em situação de rua que vivem no local. Elas foram orientadas a se dirigir a uma tenda no Parque Dom Pedro para realização de atendimento com assistentes sociais. Aqueles que assim optarem serão encaminhados posteriormente a um dos Centros de Acolhidas da capital para fazer um pré-cadastramento habitacional.
A ação envolveu as secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Habitação, Saúde e Segurança Urbana, por meio da Guarda Civil Metropolitana (GCM), e a Subprefeitura da Sé. A ação intersecretarial na Sé começou por volta das 8h e contou com 46 guardas civis metropolitanos, 15 assistentes sociais, uma equipe do projeto Consultório de Rua, e três equipes de pré-cadastramento da Secretaria da Habitação. A equipe do projeto Consultório na Rua é composta por médico, enfermeiro e agente de apoio.
A Secretaria da Habitação pré-cadastrou 22 famílias que estão em situação de extrema vulnerabilidade. Após o cadastro, essas famílias vão receber um auxílio de R$ 300 reais por mês.
“Estamos oferecendo acolhimento para as pessoas. Trata-se de uma política que é bastante complexa. Não há só gente que mora na rua, também tem gente que tem comprometimento grave, como os usuários de crack. Temos famílias provenientes das desocupações, gente que acabou de ir para a rua, que mora há anos, além de crianças de oito anos que nasceram nas ruas. Temos que construir as diversas saídas para cada um desses casos”, afirmou a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciana Temer.
Durante a ação, cinco pessoas aceitaram ir para o Centro de Acolhida Lygia Jardim, na Bela Vista (dois casais e uma mulher). Nove pessoas aceitaram ir para equipamento da SMADS para almoçar e 15 para tomar banho. Outras 20 pessoas encaminhadas para o espaço no Parque Dom Pedro se recusaram a sair da tenda e estão sendo acompanhadas por equipes de assistência social, que tentam convencê-las a aceitar o encaminhamento para um Centro de Acolhida. As famílias que não aceitaram a abordagem das equipes permanecem na Praça da Sé.
Tenda
A tenda localizada no Parque Dom Pedro será aprimorada pela Prefeitura e se tornará um Centro Integrado de Reinserção Social "De Braços Abertos", nos moldes do espaço existente na rua Helvetia. Será um equipamento intersecretarial que visa, prioritariamente, o acolhimento com escuta qualificada das necessidades e demandas dos usuários, detectando suas potencialidades e habilidades. Esta tarefa é cumprida por meio da oferta de oficinas e grupos de caráter terapêutico, coordenados por equipe multiprofissional, com participação das organizações não governamentais e outros setores da sociedade civil.
No comments:
Post a Comment